Escrito por Ricardo de Castro Barbosa    Ter, 04 de Janeiro de 2011 21:33    PDF Imprimir E-mail
Maturidade SOA

  • Qual o Nível de Maturidade da sua empresa com respeito a SOA - Service Oriented Architecture?
  • Que Nível de Maturidade sua empresa objetiva alcançar em um ano?
  • Quais os benefícios que podemos obter quando avançamos nos Níveis de Maturidade?

Para responder a estas e muitas outras perguntas, The Open Group (www.opengroup.org) criou o Open Group Service Integration Maturity Model (OSIMM). O modelo é constituído de 7 (sete) Níveis de Maturidade.
Resumidamente, os Níveis de Maturidade são os seguintes:

Nível 1: Silo – Cada setor da empresa desenvolve suas próprias aplicações de forma independente, sem integração de dados, processos, padrões ou tecnologia.

Nível 2: Integrado – A tecnologia é usada para integrar os silos e os dados, porém é necessária uma conversão de dados e protocolos, uma vez que os sistemas e processos não obedecem a padrões.

Nível 3: Componentizado – Os sistemas são decompostos em componentes, porém a integração entre eles possui um alto acoplamento. Os componentes são reutilizáveis  através de EAI-Enterprise Application Integration, mas o ambiente ainda apresenta muitas replicações e redundâncias.

Nível 4: Serviço – Aplicações são construídas através da composição de Serviços. Os Serviços são identificados e construídos com base nos Princípios de Design de Serviços, garantindo o baixo acoplamento e a interoperabilidade, independentemente da tecnologia utilizada.

Nível 5: Serviços Compostos – Neste nível a empresa constrói suas aplicações através da interação de vários serviços, usando uma linguagem de modelagem de processos de negócio, como BPEL. Com isto a empresa ganha agilidade na resposta a novas solicitações das áreas de negócio.

Nível 6: Serviços Virtualizados – Os Serviços passam a ser disponibilizados por meio de fachadas (façades) de modo que seu acesso seja feito de maneira indireta, permitindo que os Serviços possuam um baixo acoplamento à infraestrutura utilizada. Isto cria mais possibilidades de composição de Serviços.

Nível 7: Serviços Reconfigurados Dinamicamente – Serviços podem ser localizados e compostos dinamicamente, sem necessidade de intervenção de desenvolvedores. Embora possa parecer muito futurista, já existe tecnologia para que isto possa acontecer.  


O Nível de Maturidade é obtido através da combinação de Indicadores de Maturidade e Atributos de Nível de Maturidade. Uma série de questões são colocadas para que sejam determinados  estes atributos.


QUESTÕES à ATRIBUTOS à NÍVEL DE MATURIDADE


Nível de Maturidade é determinado para cada uma das seguintes dimensões:

- Negócio
- Organização e Governança
- Método
- Aplicação
- Arquitetura
- Informação
e
- Infraestrutura e Gerenciamento

O Nível de Maturidade da Empresa é obtido através da determinação do Nível de Maturidade em cada uma das dimensões.

É natural e saudável que as empresas queiram conhecer seu Nível de Maturidade, principalmente para determinar os objetivos que pretendem alcançar através de uma iniciativa SOA. Um levantamento neutro pode trazer muitas surpresas, e indicar boas possibilidades de tornar o ambiente de TI cada vez mais próximo e alinhado à área de negócios, condições essenciais para que a empresa, cada vez mais dependente de TI, se torne mais ágil.

A intenção deste artigo é apenas de trazer esta notícia sobre Maturidade SOA, e encorajar as empresas a se aprofundarem no assunto. O documento intitulado The Open Group Service Integration Maturity Model (OSIMM) possui mais de 60 páginas, e pode ser baixado gratuitamente através do site www.opengroup.org . 

 

Ricardo de Castro Barbosa é Diretor da Soa Master Educação e Consultoria Ltda. É certificado como SOA-Professional, SOA-Consultant e SOA-Architect pela SOASchool, do Prof. Thomas Erl.

Última atualização ( Sex, 26 de Julho de 2013 16:25 )
 

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