Escrito por Ricardo de Castro Barbosa    Qui, 18 de Novembro de 2010 18:41    PDF Imprimir E-mail
O Dono do Serviço

Com a adoção de SOA-Service Oriented Architecture, os Serviços identificados e desenvolvidos ganham vida própria. Eles passam a ser um ativo da empresa, à disposição para serem utilizados pelos seus vários setores. Com o passar do tempo vão surgindo, é claro, novas oportunidades de uso dos Serviços, e junto com estas oportunidades vêm as solicitações de adaptações, gerando novas versões para os Serviços. Surge a necessidade de se controlar o Ciclo de Vida dos Serviços, além do Ciclo de Vida das Aplicações. Surgem também novos perfis de profissionais, criados para absorver o novo paradigma de desenvolvimento, agora Orientado a Serviços.

A título de exemplo, podemos destacar alguns destes perfis, que possivelmente já existem na empresa, mas que ganham algumas atividades relacionadas a SOA:

Arquiteto da Aplicação (ou da Solução):  Deve assegurar que os Serviços sejam construídos da forma correta, isto é, utilizando Padrões de Design que assegurem aderência aos Princípios de Design de Serviços.

Analista de Negócio: Deve se mover para além das fronteiras do projeto, para assegurar que os Candidatos a Serviços possam ser utilizados por outros setores da empresa.

Arquiteto Corporativo: Garante que os Serviços certos sejam construídos.

Arquiteto de Informação: Define o Modelo Canônico e garante uma representação consistente das informações nas mensagens, através do uso adequado de schemas.

Gerente de Plataforma: Monitora performance e capacidades para assegurar a não interrupção na execução dos Serviços.

Um perfil que merece destaque, e que é inteiramente novo, é o Dono do Serviço. Talvez alguns prefiram nomeá-lo como Administrador de Serviço, ou Proprietário do Serviço. Este novo perfil deve:

ü  Garantir que o Contrato de Serviço seja construído adequadamente, expressando os Princípios de Design de Serviços.

ü  Garantir que o Serviço seja construído de modo a não refletir apenas as necessidades de uma determinada demanda, e sim seja construído de modo a se constituir um ativo para a empresa.

ü  Gerenciar o relacionamento do Serviço com seus consumidores.

ü  Programar, implantar e controlar novas releases do Serviço. (Versionamentos).

ü  Garantir que a Governança em runtime esteja sendo feita.

ü  Garantir que o Serviço esteja atendendo às expectativas dos consumidores, em termos de SLAs, QoS, etc.

ü  Garantir que a infraestrutura para a execução do Serviço esteja adequadamente configurada, para que as políticas expressas no Contrato sejam cumpridas.

ü  Manter atualizado o Perfil do Serviço.

O Dono do Serviço deve possuir um certo grau de autoridade que o permite inclusive abstrair certos detalhes sobre o Serviço (Princípio da Abstração). Deve ser definido o mais cedo possível, para que possa acompanhar e garantir a Governança do Serviço.

O salário...? A combinar. 

Ricardo de Castro Barbosa é Diretor da Soa Master Educação e Consultoria Ltda. É certificado como SOA-Professional, SOA-Consultant e SOA-Architect pela SOASchool, do Prof. Thomas Erl.

Última atualização ( Sex, 26 de Julho de 2013 16:20 )
 

Endereço

Avenida Sagitário, 138, Torre 1, Sala 301 - Alphaville Conde II 

Barueri – São Paulo  CEP 06473-073

(11) 4191-6051 / (11) 4191-3970

Fotos dos Cursos         

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.