Escrito por Ricardo de Castro Barbosa    Sex, 23 de Julho de 2010 20:48    PDF Imprimir E-mail
O Grande Desafio de SOA
Por: Ricardo de Castro Barbosa -

É fato que as empresas possuem uma grande quantidade de sistemas de diferentes tecnologias, como resultado de fusões, aquisições e demandas por sistemas atendidas em prazos apertados. Resultado: uma verdadeira colcha de retalhos e centenas de integrações ponto-a-ponto.Felizmente a tecnologia hoje permite desenvolver módulos (serviços) interoperáveis criando um inventário de serviços que podem ser utilizados em diferentes composições de modo a atender às demandas das áreas de negócio ao longo do tempo, sem necessidade de novos desenvolvimentos, portanto com agilidade.O grande desafio está nas empresas entenderem o que é SOA e como adotar SOA. Quando a área de TI desenvolve um sistema específico para atender a uma necessidade específica da área de negócios, ela o faz mais rápido e mais barato que com SOA, embora  algumas funcionalidades provavelmente já existam em outros sistemas, e certamente mais algumas integrações ponto-a-ponto serão construídas. Mas a área de negócios fica satisfeita. O desafio está em entender que SOA, mais caro e mais demorado no início, trará em médio e longo prazo, mais agilidade para a empresa quando desenvolvimentos darão lugar a composições de serviços existentes. Os modelos de business case e ROI usados para TI não conseguem captar estes benefícios, que na verdade vão acontecer nas áreas de negócios através da diminuição do Time-to-Market e aumento da lucratividade. Para piorar o quadro, muitas empresas que dizem ter adotado SOA na verdade buscaram resolver problemas de integração de sistemas, uma iniciativa apenas da área de TI, adquirindo uma série de tecnologias sem se preocupar em construir serviços segundo os Princípios de Design de Serviços.

SOA envolve toda a empresa, além de exigir uma visão de mais longo prazo. Um ambiente SOA é colaborativo e portanto muda uma série de paradigmas na empresa, além de exigir uma série de novas disciplinas.

Ricardo de Castro Barbosa é diretor da Soa Master Educação e Consultoria Ltda.
Última atualização ( Sex, 26 de Julho de 2013 16:18 )
 

Endereço

Avenida Sagitário, 138, Torre 1, Sala 301 - Alphaville Conde II 

Barueri – São Paulo  CEP 06473-073

(11) 4191-6051 / (11) 4191-3970

Fotos dos Cursos         

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.